terça-feira, 1 de dezembro de 2009




Intelectualidade
X
Trabalho físico






A primeira ideologia que coloca o negro como inferior é a religiosa(Católica), segundo esta, os negros não tinham alma, e poderiam ser naturalmente encarados como animais.
A teoria evolucionista de Darwin reforçou ainda mais este conceito de inferiorizarão da raça negra , dando espaço para muitas interpretações equivocadas a respeito da raça humana.Tomando-a como postulado principal outros cientistas desenvolveram idéias referentes a existência de uma forjada superioridade ( dos brancos ) e inferioridade( dos negros) , biologicamente falando os negros estariam no ultimo patamar de capacidade intelectual, sendo até mesmo comparado aos macacos, a partir desta visão tudo ligado ao negro é tido como menor , até mesmo no aspecto cultural. No seriado, observamos a visão acima referida, no primeiro vídeo o professor ao ver que Chris arremessando uma simples bola de papel no cesto de lixo imagina-o como uma espécie de Magic Johnson, pelas idéias que ele tem todos os negros são bons em esportes, que em sua maioria são atividades que envolvem basicamente o aspecto físico de alguém, já no segundo vídeo, para a professora de Chris o desenvolvimento intelectual de alguém negro é limitado e o levará somente a empregos subalternos, como lixeiro, motorista do caminhão de lixo, ou recolhedor de lixo.



Isso se deve a ligação que se estabeleceu de negros bem sucedidos ao esporte,ou na carreia artística e muito raramente a uma carreira intelectual e ou cientifica. Este fato fica evidente quando observamos as aparições de negro na mídia,tende contabilizar quantos intelectuais negros têm notoriedade mundial,agora pense em quantos cantores, modelos,atores,atletas... negros você já viu referenciado pelo poder midiático(principalmente na TV).




*É viável lembrar que não existe segregação racial e utilizamos o termo raça negra para explicitar o pensamento da época ,no qual supostamente existiram raças distintas dentro da humanidade “ Branco,negro,Indio etc..”,este pensamento ainda é recorrente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário