terça-feira, 1 de dezembro de 2009











A tentativa de uma segregação sócio-cultural



Existiram várias tentativas de estabelecer um movimento separatista, onde existiria uma linha social que limitava os lugares para negros e branca.
O Apartheid (África do Sul) é um bom exemplo de tentativas como essa, de 1948 à 1990 a população branca daquele país era a detentora do poder, e todas as outras (especialmente a população negra) era obrigada a viver separada e não eram reconhecidos como verdadeiros cidadãos, existiam localidades distintas para os negros e brancos, e ninguém poderia transgredir as regras concernente a essa divisão.
Esse tipo de conduta também era disseminado nos EUA, onde existiam ônibus, bairros, escolas etc, especificas para negros. Isso promoveu uma certa idéia de distanciamento que perdurou durante muito tempo, esta noção é exposta na visão da professora de Chris, senhorita Morello, pois ela esta sempre se referindo aos negros como “o povo do Chris”, sendo que ele é o único garoto negro numa escola majoritariamente brancos.







Vale ressaltar que negros e brancos já possuíam igualdade aos olhos da lei na época referida deste seriado, muitos protestos liderados por Martin Luther King entre outros asseguraram que estes pudessem transitar em todas as partes da cidade, e até mesmo de sentar nos ônibus (o que antes era proibido) mas ainda assim a idéia de segregação era persistente na cabeça de muitos.
No filme e no seriado Ô Paí Ô há recorte em um determinado ponto da cidade de Salvador, neste local a maioria dos moradores são negros que vivem numa atmosfera alegre, luxuriosa e de conformidade com a sua situação social de pobreza. A especie de segregação é um pouco diferente da observarda no seriado citado acima e daquela que ocorreu na África do Sul. Por outro lado quando são produzidos seriados em bairros nobres não observamos uma atmosfera semelhante, em Ó Paí Ó a camera as vezes parece captar um aspecto sujo do local (atrelado a uma poluição visual), enquanto que em produções que retratam lugares nobres, a imagem parece sempre limpa, e mesmo quando fazem coisas que vão de encontro àquilo que não é aceito pela sociedade isso é mostrado com "classe" por assim dizer, como exemplo temos a relação homossexual que acontece em Ó paí Ó mostrada como comica e um pouco " baixa", enquanto isso quando ocorrem relações homossexuais em novelas das 8 por exemplo, o casal gay é de uma classe elevada, são cultos, educados etc.







Nenhum comentário:

Postar um comentário